Como engajar os colaboradores em Home Office e regime híbrido de trabalho?

Cristiane Linuesa, especialista do GBrasil, lista cinco dicas para manter as equipes produtivas

A busca por recursos para motivar as equipes em tempos de trabalho remoto na pandemia, ou mesmo em regime híbrido, se tornou fundamental para conseguir engajar os colaboradores e manter a produtividade e a qualidade do trabalho, uma vez que o home office passou a fazer parte de muitas organizações. 

Para conseguir bons resultados nesses novos modelos de trabalho, Cristiane Linuesa, Gerente de Recursos Humanos da Orcose Contabilidade (GBrasil | São Paulo), separou algumas dicas estratégicas para conseguir bons níveis de engajamento da equipe, ainda que remotamente:

1 – Alinhamento de prioridades: é preciso se reunir com a equipe de colaboradores periodicamente para definir quais são os assuntos urgentes e qual será o cronograma da área para cada mês. Isso faz com que as demandas sejam atendidas de forma organizada e que o tempo de execução seja otimizado, tanto no home office quanto no regime híbrido de trabalho.

2 – Incentivar a capacitação técnica: como forma de estimular a busca por conhecimento e atualização dos funcionários em relação às rotinas diárias do departamento em que atuam, a empresa pode ministrar treinamentos online ou até mesmo divulgar eventos virtuais, como cursos, palestras e lives, para enriquecer o repertório técnico.

 3 – Evitar acumular pendências: este ponto é importantíssimo para o bom andamento dos trabalhos de cada equipe. Entregar as demandas no devido prazo é algo que faz com que a qualidade das entregas seja feita no padrão esperado pela empresa, além de se evitar o risco de imprevistos, atrasos, ou mesmo erros no processo, em decorrência da pressa, por um trabalho feito de última hora.

4 – Reconhecer os esforços de sua equipe: em meio a um cenário de diversas mudanças, é preciso levar em conta os trabalhos que sua equipe entrega, fora o comprometimento e a dedicação de quem veste a camisa. Por isso, é importante reconhecer quem está verdadeiramente alinhado à cultura, aos valores e às necessidades da empresa.

5 – Investir em endomarketing: a comunicação é um dos pontos essenciais nestes novos modelos de trabalho. A empresa deve investir no endomarketing, especialmente, para manter as pessoas informadas sobre as tomadas de decisão da empresa (mudanças internas, ações de RH e assuntos que impactem no fluxo de algum processo) de forma que, ainda que remotamente, não surjam gargalos ou mesmo falhas na comunicação.

Os desafios são diversos na adaptação desses modelos de trabalho, que para muitas empresas ainda é um cenário novo. Entretanto, acreditamos que, adotando pequenas medidas, a empresa certamente conseguirá encontrar o melhor caminho para se adequar e manter sua equipe alinhada e motivada nessa nova realidade.

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